Blog Contratanet

Você acha que a função do RH é apenas operacional? Então você está ficando para trás…

Todas as grandes corporações definem que as pessoas são o que elas têm de mais importante, e por isso investem pesado com o objetivo de atrair e formar os melhores profissionais, além de trabalhar para reter os talentos na organização. A área que é responsável para dar suporte nesses processos é a de RH.

Naturalmente, o RH sempre esteve muito ligado a área operacional, tratando de assuntos como recrutamento, seleção e treinamento. Mas estamos passando por mudanças, o que está exigindo uma grande evolução no Recursos Humanos.

Então, afinal, quais os comportamentos esperados dos profissionais? Confira a seguir.

Uma visão do RH do futuro

Sempre se falou da subjetividade do RH, visto que lidamos com pessoas. No entanto, essa é uma grande tendência de mudança. Cada vez mais a tecnologia está sendo utilizada em todos os campos, e o RH é um deles.

Uma das apostas, que já está em uso por grandes corporações, é o Big Data, que analisa uma quantidade gigantesca de dados para gerar diversas informações para tomada de decisões mais assertivas.

Gamificação é a utilização de jogos eletrônicos para atingir um objetivo. O RH pode utilizar para aumentar a motivação do funcionário, analisar e desenvolver comportamentos, como os valores da empresa e para reduzir custos com treinamentos e torná-los mais efetivos.

A Gestão do RH do futuro

Em termos de gestão, o RH do futuro precisa ser muito participativo. Deve deixar de atuar apenas nas áreas operacionais e passar a trabalhar de forma muito mais ativa na área estratégica.

Devem estar presentes na formulação do plano estratégico e no seu desdobramento até a chegada nos colaboradores que executarão o plano. Devem ampliar a gestão da cultura organizacional, garantindo que os funcionários estejam alinhados com os valores e cultura da organização.

Precisam também atuar de forma mais intensa com a área de custos, buscando meios de gerar reduções, mas que estas sejam alcançadas com projetos de produtividade, como na melhoria de contratações, redução de custos com treinamentos e reuniões e maior engajamento, e não com desligamentos ou corte de benefícios.

Tendências de profissionais

Que dizer dos profissionais? O que se espera de um profissional de RH do futuro? Listamos abaixo alguns comportamentos que são esperados para eles. Veja:

Sua empresa já possui um RH estratégico? Participe! Deixe o seu comentário com a sua opinião ou as suas dúvidas.