Empresas RH

Você sabe o que é treinamento corporativo temático? Descubra agora!

A capacitação de um time é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um negócio. Por isso tantas empresas investem pesado em treinamento corporativo. Afinal, cada centavo usado pode gerar um retorno muito maior em alguns meses. Porém, para que esse seja o caso, você precisa inovar nos métodos de aprendizado. Já pensou em um treinamento temático?

Mas o que seria esse “temático”? Em termos simples, é uma prática, ou dinâmica, que dá uma imagem diferente ao treinamento. Por exemplo, utilizar alguma série de TV, história, livro, jogo ou outro componente que todos possam reconhecer para ser o fio condutor do momento de aprendizagem. Isso gera vários benefícios para o processo, o que se reflete no seu retorno.

Ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre o treinamento corporativo temático? Continue a leitura deste artigo e descubra já!

Quais são as vantagens dessa prática?

1. Mais familiaridade para os participantes

Uma dinâmica de treinamento corporativo nem sempre é uma atividade muito “agradável”. Você precisa interromper um dia de trabalho e ainda pode passar a impressão de que todos os colaboradores envolvidos estão sendo avaliados, o que dificulta algumas interações. Porém, ao adotar um tema mais conhecido pelos funcionários, você pode tornar a atividade mais simpática, facilitando a descontração e, consequentemente, a absorção do conteúdo.

2. Trabalhar com assuntos mais diversificados

É verdade que, no fim das contas, todos os investimentos em treinamento corporativo são voltados para as atividades da empresa. Porém, isso não significa que certos assuntos, como habilidades de comunicação e saúde emocional, não sejam relevantes. E treinamentos temáticos são ótimos para lidar com esses pontos. Lembre-se sempre de que seus profissionais não são máquinas, mas, sim, seres humanos complexos e profundos.

3. Dar um contexto ao conteúdo

Um dos fatores que mais dificulta qualquer aprendizado é a velha frase “nunca vou usar isso na minha vida”. A falta de contexto prático quase sempre prejudica o entendimento do assunto. É como a diferença entre decorar fórmulas e compreender o que elas tentam calcular. Ao adotar uma temática específica, você pode explorar uma questão de forma mais objetiva e fácil de ser compreendida pela equipe.

Quais os desafios do treinamento corporativo temático?

1. Encontrar um tema comum a todos

Se a ideia é promover a facilidade de interação entre os colaboradores, é lógico que todos devem compreender a temática do treinamento em questão, certo? Bem, não é tão incomum quanto parece você organizar toda uma ideia e depois encontrar algum grupo que não tinha tanta familiaridade com ela quanto o esperado. Mesmo que ache ser um tema de conhecimento geral, é sempre possível que isso seja válido apenas para a sua realidade.

Mas não se desespere! Basta continuar coletando feedback para aprender mais sobre sua equipe e refinar seus treinamentos.

2. Manter o equilíbrio entre criatividade e praticidade

Todos se empolgam com alguma coisa quando a julgam interessante. Filmes, matemática, livros etc. Porém, essa empolgação não pode danificar o objetivo do treinamento corporativo. Mesmo que o tema em questão seja sua série favorita, sempre pare e se pergunte “qual é o propósito disso para a empresa”. Se você não souber responder, pode ser que haja um problema em sua ideia.

Agora que você conhece o que é um treinamento corporativo temático, é hora de aplicá-lo na sua empresa! Quer continuar acompanhando nossas dicas? Então assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nosso melhor conteúdo!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: