Empresas RH

Você sabe o que significa People Analytics?

O People Analytics é o reconhecimento de que as pessoas são o ativo mais valioso de uma empresa e que, assim, é preciso mensurar informações para entender o que as torna engajadas, produtivas e felizes no ambiente de trabalho.

Nesse sentido, o People Analytics nasce como um esforço para as empresas entenderem por que as pessoas permanecem em um emprego, assim como o que faz com que determinado profissional seja bem-sucedido, um bom líder, e o que é preciso oferecer para que o serviço ao cliente tenha alta qualidade e inovação.

People Analytics e gestão de RH

O People Analytics reúne dados de recursos humanos e de diferentes partes da empresa.

Aborda ampla gama de desafios: analisar riscos, selecionar candidatos de alto desempenho, identificar características de vendas e equipes de serviços de alto desempenho, prever riscos de conformidade, analisando o envolvimento e a cultura, identificando carreiras de alto valor e candidatos à liderança.

O People Analytics funciona com a empresa recolhendo dados de várias fontes, como reviews de usuários, redes sociais, sites visitados, metadatos, entre outros. Esses dados passam por uma organização e são apresentados de tal maneira que é possível reconhecer as razões para as questões levantadas.

O People Analytics tem como base o uso de algoritmos e variáveis que contribuem para a identificação de padrões, relações de causa e efeito e cruzamento de dados.

Assim, os dados podem fundamentar desde decisões, como contratação e retenção de talentos, até questões de liderança, engajamento, estratégia, efetividade, produção e identificação de perfis mais adequados a cada posição em aberto.

O uso do People Analytics

São diversas as possibilidades de uso do People Analytics, contudo o seu maior potencial é ajudar a desvendar os fatores subjetivos que existem em grande parte das decisões quando o assunto é a gestão de pessoas.

O setor de recursos humanos é o mais indicado para gerenciar as informações do People Analytics. Para tanto, é aconselhável contar com uma equipe de comunicação e marketing para desenvolver um plano de comunicação/endomarketing sobre a efetivação das ferramentas analíticas na empresa.

É altamente aconselhável dar esclarecimentos sobre a privacidade dos usuários e dos clientes, para prevenir aborrecimentos.

Como implantar o People Analytics

Para implantar o People Analytics é necessário ter softwares e sistemas (BIs) que coletam, tratam e analisam dados de qualidade dentro da empresa. Essa é a condição para a execução completa do recurso, bem como treinar pessoas para monitorar essas informações de forma ética.

Já existem no mercado brasileiro empresas especializadas que fornecem os recursos necessários para a implantação do People Analytics. Para uso efetivo, essa ferramenta deve ser constantemente monitorada pelo RH da organização, e as informações gerenciadas de forma estratégica a favor do desenvolvimento da companhia.

Case de sucesso

Uma equipe de especialistas em desenvolvimento organizacional e cientistas de dados da eBay mediu a força e a adoção de seus valores culturais pela combinação de métricas de dados internos e externos.

Para comparar os pontos de vista dos funcionários do eBay com as perspectivas externas, a equipe também realizou análises temáticas e análises baseadas em linguagem natural em artigos de notícias e Glassdoor para terem uma visão da perspectiva do mercado externo da cultura do eBay.

Apenas esse exemplo revela a oportunidade de tirar dados de pessoas (algumas de RH, algumas de fora de RH e outras externas à empresa) para tomar melhores decisões de gestão. Google, Twitter e a maioria das outras empresas de tecnologia têm equipes de análise de pessoas e já desfrutam do benefício dessa ferramenta.

Ter informações úteis, ao dispor das lideranças e dos profissionais de recursos humanos, economiza tempo e faz com que eles mirem o objetivo que traz, de fato, valor e resultado para a organização e seus stakeholders.

Gostou deste post sobre People Analytics? Então, compartilhe em suas redes sociais!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: