Empresas RH

5 dicas para dar um bom feedback

Dicas para dar um bom feedback

Quando o gestor sabe como dar um feedback construtivo e bem-feito, seu colaborador vai ter a oportunidade real de entender melhor o que fez de errado e se aprimorar. Ou então, em caso de um feedback positivo, que este sirva como reforço para uma prática que se pretenda estimular dentro da empresa. Em qualquer das passagens, o funcionário vai ser orientado para seguir na direção correta, de forma que se sentirá mais motivado e mais certo do que tem que fazer.

O grande problema do feedback é não deixá-lo com aspecto de crítica intensa ou censura, o que pode ter o efeito contrário de crescimento e confiança. Então, como você poderia fazer isso da maneira certa, possibilitando o aperfeiçoamento de seus talentos e o desenvolvimento de sua empresa? Veja algumas dicas a seguir e entenda os elementos de um feedback eficaz.

1 – Deixe claro que suas observações são para ajudar

É essencial que, no processo de feedback com o funcionário, fique evidente que suas sugestões ou críticas possuem um sentido construtivo. Você está ali para ajudá-lo a melhorar o desempenho e reduzir o retrabalho, deixando as tarefas mais fáceis e bem realizadas. Demonstre que você é bem-intencionado, assim você terá um funcionário muito aberto a receber o feedback.

2 – Reconheça os pontos positivos da pessoa

Uma das técnicas que ameniza a recepção que o funcionário terá em relação a uma opinião ou análise negativa que você vai fazer é abrir o canal de comunicação com elogios. É o momento de elogiar os pontos positivos que suas habilidades ou condutas oferecem à empresa. Esse tipo de abertura faz com que a pessoa que vai receber o feedback se sinta menos desconfortável com a crítica a qual vai ouvir e veja que é importante para o negócio, de maneira que terá mais ímpeto para melhorar o que precisa ser mudado.

3 – Seja objetivo e específico

É essencial evitar rodeios, generalizações e julgamentos imprecisos. O gestor deve ir direto ao ponto, mostrar o que deve ser melhorado e o que espera do funcionário. Durante o feedback, é importante que se confirme que os comportamentos e resultados estão sendo observados, mas que o empregado não precisa se sentir fiscalizado de forma tão rígida.

4 – Dê feedbacks frequentes

O gestor precisa ainda dar feedbacks assim que as demandas surgem, seja em retornos positivos ou negativos, porque não só os afazeres, como seus efeitos, estarão recentes e frescos na memória de todos. Além do mais, isso permite a restauração de rotas erradas com muito mais agilidade, além de solidificar uma cultura de feedbacks constantes na empresa. Os colaboradores, assim, vão se acostumar a receber suas impressões mais facilmente.

5 – Mantenha as críticas em âmbito individual

Uma das piores sensações dentro do ambiente de trabalho é ser criticado energicamente na frente dos companheiros de profissão. Portanto, o gestor não deve gritar no meio do escritório ou outro ambiente laboral tudo o que acha de errado acerca de seu funcionário, mas elaborar um discurso para ser dito pessoalmente em ambiente reservado para a pessoa. Faça a coisa de um jeito que o funcionário não vá ficar, depois, abatido e sem concentração, produzindo uma situação constrangedora de se ficar próximo das outras pessoas.

Ao contrário,os feedbacks positivos não só podem, como devem, ser feitos em público. Além viabilizar a percepção de que seus esforços estão sendo vistos e reconhecidos, essa prática poderá servir de reforço para os outros seguirem no mesmo caminho de dedicação. Mas seja cuidadoso para não criar inveja e disputas dentro da equipe. Evite fazer comparações entre os talentos.

Ter uma boa prática de feedbacks não é tão fácil como em geral se pensa. Coloque-se sempre na perspectiva da outra pessoa que vai receber sua mensagem, e pense como ela pode reagir e ficar depois de sua crítica ou elogio.

Como você tem feito os feedbacks em sua empresa? Compartilhe suas experiências conosco!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: