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6 erros mais comuns na hora de abrir um negócio

O empreendedorismo está crescendo no nosso país e você pode estar interessado em também se tornar um empreendedor. Essa é a forma que as pessoas estão buscando para fugir da crise e do desemprego.

Porém, se abrir uma empresa não for uma atitude bem pensada e planejada, o risco de não dar certo é grande, afinal, não basta ter dinheiro no bolso e uma ideia na cabeça. Então, para evitar problemas, confira neste artigo os 6 erros mais comuns na hora de abrir um negócio: 

1 – Não fazer um plano de negócio

O primeiro erro é justamente o principal quando se quer ter o próprio empreendimento: não fazer um plano de negócios. Se você o fizer, dificilmente vai cometer muitos dos erros comuns, pois ele resolve uma série de necessidades que antecipam a abertura de uma empresa.

O plano de negócios consiste em colocar no papel tudo o que deve ser pensando antes de colocar a sua ideia em prática. Ele deve iniciar com definição de produto ou serviço que vai ser vendido, público alvo, localização, finanças, operações e demais aspectos. É o resumo da sua empresa e ajuda a você tomar todas as decisões necessárias.

2 – Desconhecer o público alvo

Mais um erro bastante comum e muito perigoso é desconhecer o público alvo da sua empresa. Afinal, se você não sabe quem são os consumidores em potencial do seu produto ou serviço como vai atrai-los e conquistá-los? Depois de saber exatamente o que vender, é preciso pesquisar muito e ter o perfil do seu público alvo.

A partir disso é possível desenvolver produtos e serviços que melhor atendam as suas necessidades, bem como campanhas de marketing que sejam realmente persuasivas para convencê-lo da importância da sua marca.

3 – Não contar com um diferencial

Independente do nicho de mercado no qual você atua, hoje em dia, é extremamente importante ter um diferencial. E quem não se preocupa com isso comete mais um dos erros mais comuns na hora de abrir um negócio. A questão é que praticamente todos os segmentos de mercado já possuem uma grande concorrência.

E a única forma de sobreviver é com uma ideia inovadora. Você pode vender um produto comum, mas de uma maneira diferente ou que possua um benefício a mais. É preciso ser criativo para ter sucesso.

4 – Não planejar financeiramente o seu negócio

Mais um erro grande é não considerar todos os custos que se tem com uma empresa e, depois de já ter aberto o negócio, perceber que está cheio de dívidas. O lucro costuma demorar alguns meses para aparecer, pois o dinheiro que entra nos primeiros meses serve para compensar o seu investimento.

Mas se você inicia um empreendimento com dívidas, então, pode ser difícil manter as portas abertas. Para evitar essa situação, o plano de negócio é essencial, pois ele ajuda você a identifica todos os custos, ou seja, o capital inicial necessário. Também é preciso fazer um planejamento financeiro, para prever os gastos futuros e gerenciar melhor o seu dinheiro.

5 – Não ter um contrato com o sócio

Se você pretende ter um sócio, outro dos erros mais comuns na hora de abrir um negócio é não fazer um contrato societário. Por mais que a ideia tenha nascido dos dois e que haja um elo de confiança, não adianta, é imprescindível para ambas as partes deixar tudo o que foi combinado por escrito em um contrato.

Nele deve constar as atribuições de cada um, bem como o quanto da empresa cada sócio vai ter se quiser sair da sociedade no futuro. É preciso pensar em todas as possibilidades.

6 – Dispensar o uso da tecnologia

Por fim, mais um dos erros comuns é a empresa não investir em tecnologia porque acredita que por ser de pequena ou micro porte não vai precisar. No entanto, se desde o começo as ferramentas apropriadas forem usadas, com certeza, o seu negócio vai crescer de forma mais ordenada.

Afinal, você provavelmente deseja ampliar o seu negócio, não é mesmo? Entre as opções, uma básica é o software ERP, que oferece mais dinamismo à rotina do escritório, colaborando com todas as tarefas cotidianas.

Gabriela Vitória
Gabriela Vitória
Autora convidada da Contratanet, Gabriela Vitória é redatora do GestãoClick.

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