Candidatos Carreira

Sonha com uma vaga em startups? Confira tudo o que deve saber

sonha-com-uma-vaga-em-startups-confira-tudo-o-que-deve-saber

Nos últimos anos o termo startup ganha cada vez mais espaço no mercado. Mas você sabe o que ele significa? Entende os diferenciais de uma startup e que tipo de profissional essas empresas buscam? Será que esse tipo de vaga é para você?

Leia este artigo e descubra a resposta para todos esses questionamentos. Aproveite para entender também quais são as dicas de ouro para garantir uma vaga em startup agora mesmo!

Afinal, o que é uma startup?

As startups são empresas que ganharam destaque nos últimos anos devido ao potencial de inovação e crescimento, mesmo em tempos de crise. Elas adotam um modelo de negócio e cultura totalmente diferente das grandes organizações, o que fez com que o surgimento dessas instituições revolucionasse todo o mercado.

Esse tipo de empresa possui algumas características marcantes, como:

  • são escaláveis: conseguem crescer sem necessidade de aumentar proporcionalmente o número de pessoas trabalhando nem a estrutura física da empresa;
  • focam no alto investimento em tecnologia e inovação;
  • mantém um ambiente descontraído;
  • possuem data de validade, o que significa que a startup tem dois caminhos possíveis: fechar ou adquirir características de uma empresa estruturada, mesmo que mantenha a cultura da inovação;
  • operam em um ambiente de alta instabilidade.

Como é uma vaga em startups?

Diante de uma empresa tão diferente das tradicionais, é esperado que as vagas em startups também exijam competências específicas dos profissionais. Além disso, as características do trabalho nesse tipo de empresa também são bem diferentes do que é feito em grandes organizações.

Em startups, há uma menor preocupação com a origem acadêmica do profissional, valorizando as experiências e vontade de aprender. Isso porque é entendido que a formação e os títulos nada valem sem vivência e motivação por parte dos colaboradores.

O ambiente também possui uma estrutura mais horizontal e, muitas vezes, todos os colaboradores compartilham o mesmo espaço. Todos podem dar ideias e modificar processos, o ambiente é propício à colaboração e inovação.

Esqueça ternos e gravatas quando se fala em startups. Nessas empresas, você pode expressar a sua individualidade e utilizar roupas confortáveis para trabalhar, salvo exceções como visitas à clientes.

Por fim, a vaga em uma startup geralmente não especifica as funções a serem desempenhadas pelo colaborador. Isso porque são negócios que mudam constantemente, o que significa que você pode realizar diversos processos diferentes de acordo com as necessidades da empresa.

Qual é o perfil profissional de quem trabalha em startups?

Agora é hora de entender um pouco do perfil dos profissionais que trabalham em startups. Descubra algumas competências compartilhadas pela maioria deles:

  • são inquietos e inconformados;
  • não têm medo de correr riscos;
  • questionam inclusive as próprias certezas;
  • não gostam de rotina;
  • possuem facilidade para lidar com a tecnologia;
  • são colaborativos e inovadores;
  • não se importam com status ou posição social.

Como conquistar uma vaga em startups?

E agora, ficou interessado em conquistar uma vaga em startup? Então descubra como garantir esse cargo agora mesmo!

Estude sobre o mercado

O mercado está em constante mudança e é essencial que você entenda quais são as próximas tendências na área de atuação da startup na qual você deseja se inserir.

Pergunte

Não tenha medo de questionar processos e sanar dúvidas durante o processo. As startups valorizam pessoas inconformadas e curiosas.

Seja proativo

A proatividade é essencial para que você garanta a sua vaga em startups. Portanto, mostre essa competência nas dinâmicas e pense fora da caixa.

Invista no seu desenvolvimento

Você não precisa ser um profissional perfeito para garantir uma vaga em startups, mas é essencial ter disposição para aprender coisas novas a todo tempo. Portanto, invista no seu próprio desenvolvimento.

Não tenha medo de errar

A startup funciona em um ambiente de grande incerteza e as chances de falhar são grandes. Portanto, aprenda a colocar as suas ideias em prática, entendendo os riscos, mas sem medo de errar.

O ambiente de startups exige constante atualização por parte dos profissionais que se inserem nesse tipo de negócio. Portanto, se você sonha com uma vaga em startups, continue pesquisando sobre o assunto e se desenvolvendo para garantir o sucesso da sua caminhada profissional.

E se gostou do texto, compartilhe nas suas redes sociais com seus amigos e familiares, divulgando o conhecimento!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: