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Dicas para abrir seu primeiro negócio

Com a crise os números do desemprego crescem, mas esse é também um momento de oportunidade para quem deseja saber como abrir seu primeiro negócio. Afinal, como muitos dizem, é na crise que se cresce. E mesmo quando a época parece desfavorável, existem segmentos de mercado em alta, já que o mundo não para com a instabilidade econômica.

E para ajudar você a tomar as melhores decisões, veja neste artigo as dicas para abrir seu primeiro negócio. Para tanto, confira os seguintes tópicos:

  • Qual mercado escolher?
  • Reconhecer público alvo
  • Como montar estratégia de vendas
  • Divulgando o seu negócio
  • Como ter controle total das operações?

Qual mercado escolher?

Quando a ideia é abrir o seu primeiro negócio existe uma ampla variedade de mercados para investir, no entanto, para ajudar a tomar a melhor escolha é preciso fazer algumas considerações que vão guiar a sua decisão. Entre elas, pensar em toda a sua experiência profissional, afinal, ela é muito importante nesse contexto.

Quem aposta em um segmento com o qual já possui afinidade sai na frente. Mas se manter no mesmo ramo não é uma regra, até porque é quando se abre o próprio negócio que as pessoas buscam realizarem o seu sonho profissional. E se ele está em uma nova área, essa é a sua chance de encontrar a satisfação profissional que sempre procurou.

De qualquer forma, esse ponto deve ser considerado, bem como os nichos de mercado mais em alta. Já que você quer fugir da crise, o mais indicado é apostar nos ramos menos afetados e que contem com uma boa procura pelos consumidores.

Reconhecer público alvo

Depois de definir em que segmento vai abrir o seu primeiro negócio, é chegada a hora de conhecer o seu público alvo, afinal, é ele quem vai nortear as suas demais ações. O seu produto deve se encaixar as suas necessidades e fazer isso com qualidade, garantindo a sua satisfação.

Para tanto, é fundamental reunir o máximo de informações, não apenas faixa etária e gênero, mas também estilo de vida, remuneração média, quais as suas preferências, o que comprame tudo o mais que você pode coletar de dados. Muitas vezes, ao reconhecer os consumidores em potencial do seu produto você pode até mesmo ter que adaptá-lo.

Como montar estratégia de vendas

A próxima dica é relativa ao terceiro passo para abrir o seu primeiro negócio. Sabendo o que vender e para quem é preciso, então, definir como vender o seu produto ou serviço. Você pode fazer isso do jeito tradicional, com uma loja física ou pela internet. Também é possível oferecer o seu produto de ambas as formas.

E quem optar por pontos de venda físicos deve avaliar as melhores localizações. Nesse ponto não se deve apenas considerar onde vai ser a sua loja, mas a possibilidade de colocar o seu produto à disposição em estabelecimentos de terceiros.

Divulgando o seu negócio

Junto às demais dicas, outra que você pode colocar em prática ao mesmo tempo são as ações de promoção do seu produto ou serviço. Como diz o ditado, quem não é visto não é lembrado. Assim, não adianta abrir uma loja no melhor ponto com o melhor produto se não divulgá-los.

É nessa hora que você deve avaliar quais os canais de comunicação que mais bem se comunicam com o seu público alvo. Pode ser pela internet ou por meio dos canais tradicionais, como jornal e rádio, mas é preciso fazer uma boa pesquisa para identificá-los. Depois, basta selecionar os que são ainda mais eficientes e, claro, que estejam dentro do seu orçamento.

Como ter controle total das operações?

Todas essas dicas para abrir seu primeiro negócio vão ajudar na sua construção e com tudo pronto chega a hora de usar as melhores ferramentas para administrá-lo. Hoje em dia, mesmo pequenas e micro empresas necessitam de recursos adequados, como o sistema ERP, que além de informatizar os dados do seu negócio conecta os setores.

Esse sistema de gestão empresarial também melhora a automação comercial, para que todas as operações registradas,  possam ser acessadas e executadas com qualidade em menos tempo melhorando a precisão e qualidade do seu negocio.

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