Empresas Recrutamento e Seleção RH

3 motivos para utilizar uma plataforma de currículos em seu RH

3-motivos-para-utilizar-uma-plataforma-de-curriculos-em-seu-rh.jpeg

Um dos maiores desafios do setor de Recursos Humanos é o processo de recrutamento e seleção de candidatos para encontrar o profissional com o perfil ideal para a empresa. Por isso, as empresas têm investido em plataforma de currículos para realizar esse processo.

Você sabe como funciona o processo de seleção de currículos automatizado? Descubra agora mesmo neste artigo. Veja também quais são as vantagens de automatizar o processo de seleção de currículos no seu RH.

O que é e como funciona o processo de seleção automatizado?

Por meio da automatização do processo de recrutamento e seleção, todas as etapas são realizadas de maneira mais ágil e eficiente. A internet tem sido uma aliada nesse processo.

Afinal, como funciona o processo de seleção automatizado? Como dissemos, ele pode ser aplicado em todas as etapas e pode ser utilizado das seguintes maneiras:

  • requisição de novas vagas — os gestores dos demais setores podem solicitar a abertura de novas vagas sem burocracia;
  • divulgação estratégica de novas vagas — as vagas podem ser divulgadas em plataformas online de anúncios de vagas;
  • triagem de candidatos — os candidatos podem ser selecionados por meio de filtros de buscas avançados;
  • estruturação de etapas — todo o processo pode ser visualizado globalmente, suas etapas podem ser agendadas e organizadas de maneira eficiente;
  • levantamento de indicadores e métricas de desempenho — é possível acompanhar o andamento de todas as etapas e visualizar o que está acontecendo.

Quando utilizada de maneira assertiva, a plataforma de currículos otimiza o processo de recrutamento e seleção. Quer saber de que forma isso é possível? Então, continue acompanhando o artigo e veja os principais motivos pelos quais a sua empresa deve utilizar uma plataforma de currículos no setor de RH.

Por que utilizar uma plataforma de currículos?

Redução de custos

Geralmente, os processos de recrutamento e seleção de candidatos são demorados. Com isso, tendem a ser mais caros. Mas, graças à automatização do processo, o tempo das etapas, bem como o seu custo, é reduzido.

Além disso, uma escolha mais assertiva reduz os riscos de contratar um profissional que não tenha um perfil condizente com o da cultura da empresa. Assim, o turnover será menor, o que descartará a necessidade de novos processos seletivos.

Agilidade no processo

Um processo automatizado permite obter mais agilidade em todo o processo. Desde a divulgação de vagas na internet, a seleção automática de candidatos por meio de um filtro de gerenciamento, a realização de entrevistas online até as últimas etapas do processo.

As etapas finais incluem o feedback com o resultado do processo, seja para informar ao futuro colaborador sua entrada na empresa seja para dar um feedback negativo detalhado para os demais candidatos.

Informações sempre disponíveis

Todas as informações dos candidatos e de cada etapa ficam registradas no sistema. Com isso, é possível acompanhar a qualquer momento o histórico das conversas e o andamento das diversas fases de contratação.

Além da rapidez para arquivar e acessar documentos, as informações podem estar disponíveis para os interessados sem a necessidade de ter que acionar o RH constantemente. Basta limitar o acesso aos dados aos gestores, trazendo mais segurança e controle das informações.

E aí, a sua empresa precisa melhorar o processo de captação de currículos e a gestão de vagas de emprego? Então, aproveite a oportunidade e invista agora mesmo em uma plataforma de currículos.

Mas sempre conte com o auxílio de uma empresa especializada e com experiência no mercado. Assim, o seu processo seletivo será otimizado, facilitando a busca de candidatos conforme o perfil da empresa.

Ficou com alguma dúvida ou precisa de ajuda para melhorar o processo de recrutamento e seleção da sua empresa? Entre em contato com a gente! Estamos prontos para ajudá-lo.

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: