Empresas Recrutamento e Seleção RH

Aprenda como montar um programa de trainee ou estágio na empresa

como-montar-um-programa-de-trainee-ou-estagio

Imagine poder contar com um jovem, que está por dentro do que há de mais novo, no dia a dia do seu negócio. Além disso, você tem a oportunidade de treinar esse novo profissional e contribuir para a formação dos futuros colaboradores da sua empresa. É exatamente isso que um programa de trainee ou estágio tem para oferecer!

Entenda agora como montar um programa de trainee ou estágio com excelência e comece hoje mesmo a buscar os profissionais do futuro para o seu negócio!

Entenda o que é programa de trainee ou estágio

O programa de trainee e o estágio têm o objetivo de identificar os jovens talentos tanto durante a graduação quanto recém-formados e recrutá-los para fazer parte da empresa durante determinado período de tempo. Mas, antes de começar o planejamento, é essencial que você entenda o que é cada um desses programas e descubra qual o mais indicado para a sua empresa.

O trainee é um projeto de preparação de jovens para assumir cargos estratégicos dentro da instituição. O foco pode ser em cargos de liderança e gerência, mas também operacional. Porém, o diferencial do processo é a formação de profissionais com grande conhecimento da organização. Por isso, ele costuma durar entre dois e quatro anos, sendo mais recomendado para quem está no final da graduação ou acabou de se formar.

Já o estágio é um treinamento para a vivência profissional habitual dos jovens ainda na faculdade. Ou seja, é uma oportunidade para que eles coloquem em prática o que estão aprendendo dentro da sala de aula. A sua duração é menor, cerca de um ou dois anos e é mais recomendado para quem está no início ou no meio do curso.

Defina responsáveis

Após a decisão pelo programa mais indicado para a sua empresa — sendo que você pode, inclusive, implantar os dois processos — é necessário definir responsáveis e atribuir funções a cada um deles. O mais indicado para cuidar do processo como um todo é o setor de RH. Porém, pode ser necessário que os gestores também participem em algum momento.

Estabeleça um orçamento

Defina quanto você pode investir no processo de trainee ou estágio. É preciso levar em conta o gasto com materiais, infraestrutura, tempo dos seus colaboradores, divulgação da vaga, entre outros. Apenas com o orçamento máximo em mãos é possível planejar o processo de acordo com a realidade e as demandas da sua empresa.

Escolha o perfil ideal

É importante que, antes mesmo de iniciar o processo, você tenha consciência do tipo de jovem talento que está buscando. Para isso, faça um levantamento das necessidades do negócio e do cargo que o jovem vai assumir. Crie uma lista das competências exigidas e das desejáveis.

Não se esqueça de criar um perfil completo, com o máximo de características do profissional que você deseja. Assim, você é capaz de direcionar o processo para atender às demandas desses candidatos.

Planeje as etapas do processo

Tanto o trainee quanto o estágio exigem mais de uma etapa de recrutamento e seleção. É preciso planejar a divulgação do processo, os canais de comunicação utilizados e os prazos. Além disso, você precisa definir quais etapas da seleção serão necessárias, como testes psicológicos, provas de conhecimento, entrevistas, dinâmicas, apresentação para gestores, desafios, entre outras.

Execute e monitore resultados

Com o planejamento minucioso de todo o processo, é hora de colocar a mão na massa. Coloque o plano em ação e monitore os resultados de cada uma das etapas. Também peça feedback para os candidatos sobre o processo como um todo. Dessa forma, você é capaz de diagnosticar problemas que podem ser corrigidos e melhorar os processos futuros.

Agora que você já sabe como montar um programa de trainee e estágio, você está pronto para encontrar os melhores jovens talentos do mercado e agregá-los ao seu time de colaboradores. Invista nisso e usufrua de todos os benefícios que esses profissionais podem gerar para a sua empresa.

Assine agora mesmo a nossa newsletter e fique por dentro das novidades de Recrutamento e Seleção!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: