Empresas RH

Entenda o que é holocracia e qual seu impacto na satisfação dos funcionários

Muitos acreditam que um sistema hierárquico é a única forma de organização empresarial de sucesso, mas no artigo de hoje vamos falar sobre uma nova tendência de mercado. Existe um sistema em que as pessoas têm o mesmo poder de decisão dentro da empresa e não possuem cargos fixos.

Conheça o que é holocracia, quais as diferenças em relação ao modelo tradicional e quais os seus benefícios. Boa leitura!

O que é holocracia

Holocracia é um sistema de administração em que a estrutura hierárquica de poder é substituída por um sistema de distribuição da autoridade. O modelo foi criado pelo americano Brian Robertson com o objetivo de tornar a tomada de decisões mais ágil, além de fazer com que a empresa seja mais responsiva aos desafios do mercado.

O sistema é baseado no princípio de que uma empresa deve ser estruturada para aprender e, por meio do fluxo de informação, responder mais rapidamente. As ideias de incentivo à experimentação, de aprendizado em ciclos rápidos e da organização de colaboradores em rede também são características da holocracia.

Esse é um modelo de organização que surgiu para se opor à tradicional estruturação hierárquica de empresas. Assim, os dois modelos têm algumas diferenças principais, conforme veremos a seguir.

Distribuição da autoridade

No modelo tradicional, o poder e a autoridade ficam restritos à chefia; já na holocracia, eles são distribuídos entre as equipes com funções específicas. Essas equipes ficam responsáveis pela tomada de decisão dos projetos em que estão envolvidas e têm autoridade para dar a palavra final sem precisar recorrer a um chefe.

Mudança na estrutura organizacional

Uma das ideias da holocracia é de que a empresa possa aproveitar as habilidades dos colaboradores da melhor maneira, oferecendo liberdade para expressarem a criatividade. Dessa forma, uma das principais diferenças para um modelo tradicional é a eliminação de uma estrutura com cargos fixos.

Os trabalhadores desempenham funções variadas e podem participar de diferentes equipes ao mesmo tempo. As tarefas também são atualizadas frequentemente, de acordo com as necessidades da equipe.

A organização da empresa permanece em constante modificação. Cada time pode se organizar da forma mais positiva para os membros.

Estabelecimento de regras claras

Para que a holocracia funcione, é importante que todos dentro da empresa sigam o mesmo conjunto de regras predefinidas quanto à execução dos projetos. A transparência nas regras e a comunicação clara diminuem conflitos dentro da empresa.

Satisfação dos colaboradores

Por ser uma gestão que incentiva a participação na tomada de decisões, um dos benefícios mais apontados em relação à holocracia é o desenvolvimento de talentos na empresa.

Os colaboradores são encorajados a terem maior autonomia e responsabilidade e são desafiados em suas potencialidades, o que contribui para a inovação e agilidade na empresa.

O engajamento dos trabalhadores se fortalece na medida em que a organização em equipes permite a atuação em diversos projetos com papéis também diferentes. Essa prática eleva a criatividade e o envolvimento dos colaboradores.

Desde 2014, a empresa americana Zappos vem aprimorando a implementação da holocracia. Esse é um caso real de sucesso: entre outros resultados surpreendentes, a empresa ganhou diversos prêmios do tipo “melhor lugar para se trabalhar”.

A holocracia é um novo modelo de gestão em que os colaboradores são organizados em equipes, o trabalho é cooperativo e as decisões são consensuais. Será que esse sistema faz sentido para a sua empresa?

Gostou de saber mais sobre o que é holocracia? Então, continue em nosso blog e confira agora mesmo os 9 principais estilos de liderança para se manter atualizado!

Contratanet
Contratanet
A Contratanet é a maior rede integrada de portais de vagas para estágio e empregos do Brasil. Sua tecnologia conecta Instituições de Ensino, Empresas, Candidatos e Portais parceiros, aproximando oportunidades e profissionais, além de efetivar e facilitar toda a divulgação e gestão dos processos seletivos.

Gostou da dica? Deixe seu comentário abaixo: